BLOG

Acompanhe as novidades da Genyx Solar

IMAGEM DESTACADA-ESG

Genyx Solar Power: Como a cultura ESG está incorporada no dia a dia do negócio

A sigla em inglês ESG (Environmental, social and governance), que traduzindo significa governança corporativa, social e ambiental é, sem dúvida alguma, um dos temas mais relevantes da atualidade e que mais prendem a atenção dos dirigentes empresariais, considerando, sobretudo, que os níveis de exigência para geração de valor social estão sendo elevados a patamares nunca antes vistos em todas as pontas dos negócios. Neste contexto, o artigo tem como objetivo apresentar como incorporar no dia a dia do seu negócio a cultura ESG, demonstrando como é vivenciado na empresa Genyx Solar Power.

I. INTRODUÇÃO

As empresas são organismos vivos que impactam a vida das pessoas, positiva ou negativamente. Se, de um lado, empregam, geram renda e riqueza, produzem melhores bens de consumo e promovem o bem-estar, de outro podem degradar o meio ambiente, excluir grupos sociais deste avanço e concentrar em poucos o poder econômico. Por isso, o retorno aos investidores não pode acontecer a qualquer custo e a performance financeira das empresas deve estar pautada em princípios com a responsabilidade e a ética. Interessante termos em vista, quando falamos em revolução energética, que diversas ideias estão incutidas no termo com os 5Ds da sustentabilidade, por exemplo, no tocante ao tema material energia, a saber: descarbonização, desburocratização, digitalização, democratização e descentralização energética. Podemos ir além, a revolução energética abarca também mobilidade, inovação, gestão, segurança, na busca contínua da tão sonhada eficiência energética.

A importância da constituição dos pilares da empresa

Quando voltamos nosso olhar para a origem da Genyx Solar Power, por exemplo, é possível identificar, logo na sua criação, valores intrinsecamente ligados aos pilares ESG. Vamos a eles. Em forma geométrica de hexágono, conforme figura 1, o prisma da identidade da Genyx traz os seguintes lados iguais de sustentação, sem predileção ou priorização:

i) Físico: Tecnologia em energia solar; Profissionais experientes; Agilidade.

ii) Personalidade: Moderna; Solidária.

iii) Relação: Transparência; Aberta a novidades.

iv) Cultura: Sustentabilidade, Inovação e Curadoria.

v) Reflexo: Empresas com especialidade técnica em energia renovável.

vi) Mentalização: Ter um parceiro de toda hora.

Fig. 1. Diagrama de Identidade Genyx Solar Power.

Nossa missão, enquanto empresa, é incluirmos as pessoas no centro da revolução energética, permitindo a todos, democraticamente, o acesso à energia limpa através da curadoria, venda e distribuição de equipamentos. Quando analisamos os valores da Genyx, percebemos o quão afinados estão estes princípios para cumprimento da nossa própria missão: i) transparência; ii) conhecimento técnico; iii) suporte aos clientes; iv) solidariedade, v) provedores de novas tecnologias ao mercado de geração distribuída. A Genyx trabalha, incessantemente, na busca pela melhoria da qualidade energética, por meio da promoção, igualitária, do conhecimento e do acesso às novas tecnologias para difusão da energia limpa.
O olhar para o futuro também revela o quão duradouro e contínuo será este processo, pois temos como visão sermos reconhecidos pela excelência no tratamento aos nossos clientes, na distribuição de equipamentos e no fomento ao mercado de energia fotovoltaica no Brasil.

Cultura ESG potencializa resultados da organização

Um forte indício da busca constante pelo cumprimento de nossa missão e visão, dentre os vários que ainda vamos abordar, é a presença da Genyx, pela quinta vez consecutiva, no ranking “top of mind” TOP 10, em estudo da consultoria Greener, na categoria ‘Empresas de distribuição mais lembradas na visão do Integrador´[1]. Atualmente, na publicação lançada em fevereiro 2022, denominada “Estudo estratégico Geração Distribuída Mercado Fotovoltaico l 2º semestre de 2021” a Genyx passou a ocupar a sétima posição da seleta lista, o que é motivo de bastante orgulho para nós.
Continuando nosso passeio institucional, nas palavras do CEO da Cia, Lucas Freitas, logo na abertura do Código de Conduta da empresa, temos uma abordagem conceitual do espírito construtivo e agregador da Genyx: “A medida em que vamos crescendo, temos mais visibilidade e relevância no mercado, pois nossos esforços de fomentar o setor de energia solar fotovoltaica vão sendo ainda mais valorizados pela sociedade. Neste contexto, é muito importante conseguirmos preservar de forma colaborativa todos os valores e princípios que nos levaram até onde estamos, perpetuando-os até o nosso futuro, como a energia do nosso propósito. As nossas atitudes são nosso maior legado, elas constroem e compõem nossa história.”[2].
Aliás, o próprio Código de Conduta, em si, é um importante manifesto da empresa no sentido de consolidação da governança e da cultura de integridade, o compliance. Trata-se de um documento público que vincula a Genyx e as Partes interessadas visando uma relação transparente, sólida e de confiança com os mais diversos stakeholders. Em todo o texto, é possível perceber o alto nível de conformidade legal, empatia com as pessoas, inclusão e apoio aos grupos mais sensíveis na nossa sociedade.
Trago à luz trechos impactantes do nosso Código exatamente neste sentido: “Esta prática está no DNA da Genyx, que abraça a sustentabilidade e segue este princípio como parte do seu perfil de governança, pois a Genyx tem consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social.” Na sessão de diversidade e respeito, faz-se importante destacar: “Acreditando que esta diferença transforma, repudiamos e rejeitamos a discriminação e a desigualdade. Portanto, respeitamos e exigimos que todos respeitem a liberdade de escolha de cada um. Ao agir assim, de dentro para fora, seremos mais justos e teremos mais condições de atender melhor à diversidade do mercado em que atuamos. Por isso, valorizamos a diversidade que os clientes, parceiros e fornecedores instituem em suas atividades empresariais. Somente trabalhando de forma colaborativa, incentivando a diversidade e o diálogo construtivo, teremos uma sociedade mais inclusiva e igualitária.”[2]. Temos a firme crença de que formar equipes diversas em toda a sua essência e extensão é uma responsabilidade social empresarial e não nos refutamos à nossa, muito antes pelo contrário, fomentamos o processo.

Gerando transformação na sociedade como um todo

Por acreditarmos que o ESG é muito mais que uma agenda ou uma tendência de mercado, a Genyx, ao longo de 2022, construirá seu primeiro relatório de sustentabilidade para divulgação oficial ao mercado, na certeza que tal documento público evidenciará para comunidade envolvida no nosso negócio uma cultura que já habita em nós desde a origem e que experimentamos diariamente, seja no modo de pensar, nas decisões de investimento, nas metas e indicadores, entre outros.
O fato da sociedade, do mercado financeiro e dos grandes players cobrarem posturas e altos padrões éticos sociais, ambientais e de governança das empresas do nosso setor, conforme indicado na figura 2, impulsiona a Genyx a desempenhar cada dia melhor suas ações no ESG, acreditando que a concorrência tenderá a ser cada dia mais justa, o que gerará um ganho coletivo imensurável.

Fig. 2. ESG Roadmaps, The British Chamber of Commerce.

Como nosso objetivo é termos excelência nos três aspectos do ESG – Ambiental, Social e Governança – não apenas para constar em um relatório, mas porque acreditamos que estes são os pilares de sustentabilidade de um negócio, serão estas as premissas que vamos perseguir no nosso dia a dia, afinal, para esta cultura estar incorporada na Genyx, não basta existir apenas uma área responsável pelo trabalho, por mais qualificada que seja, pois estamos falando de cultura, de priorização de investimentos, de alinhamento estratégico do alto escalão de deve acreditar fortemente na pauta, de valores de uma corporação frente a sociedade; e tudo isso nos conforta fortemente, pois a missão da Genyx é incluir as pessoas na revolução energética, como já mencionado. Faz parte do nosso propósito um mundo melhor e ambientalmente mais limpo para todos nós. Referida excelência nos 3 pilares se alcança a partir da reflexão consciente de todos que compõem a Genyx em suas ações, sejam elas grandes ou pequenas decisões, iluminando-se a ideia de que não se trata, pura e simplesmente, de implementar ESG. Este processo passa, sem dúvida, pelo conhecimento da matriz de materialidade da organização, por suas fortalezas, forças, fraquezas e ameaças dentro dos pilares de sustentabilidade e governança corporativa. A nossa expectativa é que a matriz de materialidade da Genyx esteja concluída, já com a priorização dos itens materiais, em Maio de 2022, pois vamos envolver no diálogo além dos stakeholders internos, também os atores externos, que são partes inerentes a todo nosso movimento, como fornecedores, prestadores de serviços, clientes, parceiros de negócios, comunidade do entorno, agentes governamentais, entre outros, permitindo que todos participem do movimento junto conosco, de modo a se tornarem gatilhos indutores de boas práticas também.
Para encontrarmos as questões materiais que serão postas à avaliação de priorização, percorremos toda nossa cadeia produtiva e entendemos, em profundidade, onde estamos inseridos, em termos geográficos macro e micro, em que e como nossa atividade econômica impacta social e ambientalmente estas regiões, expandindo a análise também para a produção, em si, dos equipamentos fotovoltaicos fora do território nacional. Estudamos nossa estratégia, nosso planejamento de curto, médio e longo prazo.

Estruturando a cultura ESG com análise de impactos na cadeia de valor

Estamos no meio da cadeia de valor da geração distribuída, que se inicia com a mineração e fabricação, segue com a distribuição, integração, consumo e desativação dos equipamentos.
Entramos na composição dos principais elementos dos equipamentos fotovoltaicos, à exemplo do silício, vidro especial fotovoltaico, polímeros, alumínio e cobre para entendermos seus impactos. Em sua maioria, os produtores não estão em território brasileiro e, por isso, incluímos na análise, os meios e repercussões dos transportes destes materiais no processo de importação, bem como a atividade também de logística nacional, quando nossos geradores saem de nossa unidade produtiva e chegam ao destino final.
Na cadeia de valor, conforme indicado na figura 3, tem-se o processo de integração dos equipamentos às unidades que serão geradoras e/ou consumidoras de energia, trabalho realizado pelos nossos clientes, empresas de engenharia, que cuidam da instalação e ligação dos sistemas geradores (usinas) à rede de distribuição de energia local. Na última etapa do processo, encontramos o fim da vida útil dos equipamentos, já em poder dos consumidores finais, e o correto e adequado método de descarte dos componentes dos geradores fotovoltaicos.
Nossa análise identificou que os pontos comuns positivos em toda cadeia de valor passam pela geração de empregos e renda para a população, contribuição para aumento do PIB dos países envolvidos, recolhimento de tributos e encargos sociais, que auxiliam na manutenção e melhoria local, promoção da utilização da energia limpa a preços competitivos, entre outros.
De outro lado, os impactos negativos que podem existir em toda a cadeia seriam: riscos de temas relacionados à saúde, segurança e higiene do trabalho, utilização de mão obra escrava ou infantil, grande atuação de homens nas áreas de produção e vendas, exposição da população ao aumento de tráfego de transportes potencialmente poluidores, riscos na extração dos minerais e no desempenho elétrico dos equipamentos, com atenção ao risco de explosões e curtos circuitos elétricos, descarte incorreto de materiais possivelmente tóxicos, contribuição para poluição marítima ou atmosférica no processo de importação, descarte incorreto de embalagens e dos próprios equipamentos fotovoltaicos, com risco de contaminação do meio ambiente, riscos de compliance, sonegação fiscal, entre outros.
Em âmbito territorial, estamos inseridos num contexto mundial, com atenção voltada principalmente para Brasil, China, Canadá, Israel, Coreia do Sul e Áustria.
Ao olharmos para o mercado já atuante no mesmo segmento de negócio da Genyx, é possível observar, por meio de análise de bechmarking, que os itens materiais priorizados, geralmente, abarcam: geração de resultado econômico e compartilhamento de valor com a sociedade, inovação para melhoria de processos e criação de novas soluções e serviços, priorização de fontes renováveis para a geração de energia, dinamização do relacionamento com clientes, oferta de soluções sustentáveis, relacionamento com entidades de classes, direitos humanos, relação com fornecedores, treinamento e educação, inovação e tecnologia, relação com investidores, adaptação às mudanças do clima, prevenção, monitoramento e combate à corrupção, segurança das equipes e das comunidades, bem-estar, desenvolvimento e diversidade entre colaboradores, impulso à prosperidade das comunidades locais, fomento a boas práticas socioambientais entre fornecedores e clientes, gestão ambiental (emissões, água e efluentes, biodiversidade, resíduos sólidos), compliance de produtos, governança corporativa, saúde e segurança do trabalho, ética e integridade.

Fig. 3. Cadeia de Valor Geração Distribuída – Estudo Estratégico 2º sem de 2021, Greener.

Nas publicações midiáticas que embasaram nossa pesquisa, etapa que também faz parte do trabalho de identificação dos itens materiais, é notável como o movimento pelo fomente à energia solar é positivo e amplo em nosso país e fora do território nacional também, sendo este um ponto extremamente positivo ao negócio, pois além da constatação do aumento do setor de energia renovável, percebemos como o assunto tem sido de interesse de todas as pontas da cadeia produtiva, sobretudo o consumidor final, nós, pessoas comuns, cidadãos afetados pelos efeitos das atividades econômicas, de um modo geral.
O exercício deste trabalho exploratório contou, também, com a observação interna, das ações que já praticamos, os movimentos que apoiamos, as associações que estamos inseridos, as instituições que nos rodeiam, as interlocuções e conexões de mercado que somos atores, os reconhecimentos que tivemos, os selos que nos acompanham, nossos projetos, enfim, o que já faz parte do jeito Genyx de ser. Quando observamos a área de Governança Corporativa, é possível notar a transição de patamar organizacional que estamos passando neste ano, 2022. Além da instituição de um Conselho de Administração profissional, que impactará de modo extremamente positivo a visão de longo prazo da empresa, o nível de gestão e liderança da organização é robusto e conta com profissionais diferenciados, capacitados e treinados, que articulam, promovem e tornam realidade as estratégias traçadas pela Alta Direção.

Vivenciando a cultura no dia a dia nos departamentos da Genyx Solar Power

Na Genyx, os painéis de indicadores, metas e resultados são bem desenhados e todos os times sabem exatamente o que a empresa precisa deles para alcançar os objetivos traçados. Os rituais mensais de apresentação de resultados e análise de metas são respeitados por todos os envolvidos, que se engajam na causa e planos de ações são escritos e acompanhados, em caso de não atingimento. A Genyx conta com uma área da Qualidade, dedicada aos processos internos, redação, acompanhamento de Procedimentos Operacionais Padrão, mapeamentos e desenhos de fluxos, instruções de trabalho, sugestão de melhorias e auditorias.
Ainda, como indicativo de governança, internamente, há uma área de Compliance, que está implantando o Programa de Integridade da Cia., já tendo avançados em etapas como o mapeamento de risco, criação da Matriz de Risco ou Risk Assessment, ampla divulgação do Código de Conduta, bem como redação de duas políticas internas para fins de mitigação de riscos, a saber: Política de recebimento e oferta de brindes, presentes e hospitalidades e Política de Conflito de Interesse. As demais etapas deste Programa de Integridade estão previstas para acontecer ao longo do ano corrente. O setor jurídico interno é um braço importante dos demais departamento, apoia as ações e traz segurança para as operações, por meio de medidas e análises preventivas, além de promover a conformidade legal, como no caso da adequação da Genyx aos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados.
O departamento financeiro e contábil é submetido à análise de auditoria externa independente, dos balanços contábeis, por exemplo, o que traz tranquilidade aos investidores, de um modo geral. Ainda, a Genyx possui um acompanhado de consultoria externa, de negócios, valuation, análise de riscos e impactos, que auxiliam os executivos nas tomadas de decisão financeira da empresa. Quando voltamos nosso olhar para a área social, ainda permeando a conformidade e governança dos processos internos, podemos assegurar que gestão de pessoas é um assunto prioritário para Genyx. Em 2021 conquistamos o selo GPTW (Great place to work) e tal conquista é motivo de bastante orgulho e sensação de pertencimento para nós, pois são os próprios funcionários reconhecendo, por meio de um processo idôneo, que trabalham em um local que os valoriza, respeita, acolhe e projeta melhorias para suas carreiras.
Ainda, a área de Gente implantou e mantém sob sua administração plano de cargos e salários para todas as áreas, com progressões verticais e horizontais, bem como Programa de Participação nos Resultados, mediante alcances coletivos e individuais. Em janeiro de 2022, foi lançada a Universidade Genyx, numa clara demonstração da importância dada ao processo de qualificação profissional e educação corporativa, além de existir uma biblioteca interna em nossa empresa, com títulos extremamente reconhecimentos, tanto para adultos, quanto para crianças, o que abre as portas da empresa também para a família.
A relação com os Sindicatos das Categoria é harmoniosa, principalmente pelo respeito que demonstramos na condução de toda e qualquer situação envolvendo os colaboradores, além do cumprimento fiel e até alargado do Instrumento Coletivo da Categoria. Honramos, integralmente, o que dita a Legislação quanto ao cumprimento de quotas de PCD (pessoas com deficiência) e Jovem Aprendiz, sendo certo que fazemos bastante gosto na inserção destes grupos em nossos quadros funcionais, inclusive.
No tocante à Saúde e Segurança do Trabalho, contamos em nosso quadro de colaboradores com profissional dedicado à segurança de nossas operações, que garante o cumprimento das Instruções Normativas aplicáveis e cuida do bem estar laboral daqueles envolvidos em toda a operação.
A promoção da cultura é uma veia pulsante na Genyx, que investe pesado para que profissionais gabaritados de mercado levem informação gratuita aos clientes, consumidores e pessoas interessadas. Assim funcionam as parcerias com a advogada do setor elétrico Bárbara Rubim, por exemplo, ou com a Engenheira Tatiana Carolina, mentora do “Energias GP”, com destaque para aulas, lives, ebooks, podcasts, entre outras formas de divulgação de conteúdos, entre outros profissionais. Informação gratuita e de qualidade para os envolvidos, é o que prezamos a fim de cumprir nossa missão empresarial, inclusive.
A Genyx conta, ainda, nesta mesma direção, com uma plataforma de gestão de conteúdos para integradores e partes envolvidas interessadas, de nome “Maestria”, que divulga e armazena aulas e informações de extrema qualidade e aplicabilidade para o desenvolvimento sustentável das atividades do setor. Acreditamos que pessoas bem informadas trabalham melhor, de modo mais confiante e trazem mais valor para a sociedade em seus negócios.
Estamos envolvidos e desenvolvendo projetos sociais em frentes diferentes, tanto em projetos como o da Instituição Laframn (Lar Fraternidade Maria de Nazaré), que cuida de criança com deficiência e necessidades especiais, como atacando a frente da erradicação da pobreza, com desenhos e negociação de projeto de implantação de geração distribuída por fonte solar fotovoltaica nas favelas no Brasil, em parceria com grandes players.
Internamente, temos indicadores de acompanhamento de inserção de pessoas que moram em comunidades no entorno da unidade produtiva da Genyx, em Contagem, o que fortemente tentamos privilegiar. Atualmente, temos 4 funcionários da Comunidade Parque São João, em Contagem, que entraram nesta perspectiva de cuidarmos e priorizarmos daqueles que nos cercam.

Um olhar para representatividade e para comunidade

O quadro de funcionários da Genyx, embora, ainda, majoritariamente composto por homens, conta com 41% de mulheres atuantes da empresa, sendo que 24% dos cargos de liderança sãos ocupado por figuras femininas, o que será apontado neste relatório em desenvolvimento. No quadro diretivo, existe 1 mulher em posição de destaque, representando 20% do grupo.
Apoiamos projetos relacionados à educação infantil, como a biblioteca itinerante solar, movida a energia proveniente de placas fotovoltaicas, além de estarmos associados e patrocinando instituições com projetos extremamente sérios e objetivos que acreditamos fortemente, como “capitalismo consciente”, “Absolar” e “Amcham”, Câmera Interamericana de Comércio Brasil EUA, que conecta diversos players e promove educação em alto nível.
Além disto, temos como política da Genyx a doação, viabilizada pela Lei de Incentivo ao direcionamento de parte do IRPJ ao final do exercício, para projetos sociais do nosso entorno – Contagem, com destaque para o Olympic Club, que trabalha na formação de jovens atletas. Inclusive, um dos programas internos já previstos para este ano é mostrarmos para os nossos parceiros como é possível fazer esta destinação de modo simples e como superar os entraves burocráticos do processo, a fim de reverterem parte do dinheiro que iria, sem destinação, para os Cofres Públicos, para Programas Sociais sérios e relacionados à atividade produtiva das empresas.
Na área logística, a Genyx já descarta e destina de modo correto e consciente os materiais avariados, módulos, cabos, fios, peças, embalagens, entre outros, além de todo tipo de resíduo oriundo da operação, de modo certificado.


II. CONCLUSÃO

Toda esta narrativa fez-se importante até aqui para trazermos à tona as questões que naturalmente encontramos na nossa pesquisa de materialidade, sendo que todas as iniciativas acima são tidas como ações ESG, itens que vamos levar adiante, em pesquisa de priorização, para encontrarmos o ponto focal de atuação da Genyx. Tais levantamentos serão, como anunciado, postos à pesquisa de priorização junto aos stakeholders internos e externos. A partir da matriz, definiremos de modo objetivo nossas metas e nosso indicadores de resultado, tudo visando a verticalização dos temas de alto impacto e relevância, na certeza que este, também, será um trabalho diferenciado na Genyx, que tão seriamente cuida das pessoas, do meio ambiente e da relação com os investidores.

REFERÊNCIAS

[1] GREENER. Estudo Estratégico Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico. 2º Semestre – 2021 Brasil. Disponível em: www.greener.com.br. Acesso em: 20 fev. 2022.

[2] GENYX SOLAR POWER. Código de Conduta. Disponível em: www.genyx.com.br. Acesso em: 20 fev 2022.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments