BLOG

Acompanhe as novidades da Genyx Solar

IMAGEM DESTACADA

Afinal, o que é capitalismo consciente?

Muito embora o termo “Capitalismo Consciente” seja intuitivamente compreensível e até auto explicativo, o conceito por trás desta expressão é complexo e merece nossa atenção. Exatamente por ser profundo, “Capitalismo Consciente” se tornou a marca registrada de um importante movimento global que se originou nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf, o qual foi evoluindo ao longo dos anos e ampliando horizontes não apenas de entusiastas, psicólogos e estudiosos. mas também de muitos empresários.

A Genyx Solar Power é associada ao movimento “Capitalismo Consciente” e apoia seu manifesto, veja abaixo:

Figura 1. Capitalismo Consciente. Empresas associadas. Genyx Solar Power.

Você sabe o que quer dizer “capitalismo consciente”?

Antes de adentrarmos ao movimento em si, vale lembrar o significado linguístico de ambas as palavras segundo o dicionário michaelis:

CAPITALISMO

1 ECON Influência ou supremacia do capital.

2 SOCIOL Organização econômica em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da competição livre e do lucro, produzem uma divisão da sociedade em duas classes antagônicas, porém vinculadas pelo mecanismo do mercado: a dos possuidores dos meios de produção e a do proletariado industrial e rural.

3 Indivíduos, países, economias etc. capitalistas.” 1

“CONSCIENTE

1 Que reconhece a própria existência.

2 Que tem conhecimento de ou sobre algo; cônscio, ciente, informado.

3 Que procede de forma racional; que é produto de raciocínio, conhecimento, percepção.

PSICOL, PSIC Relativo a ou conjunto de representações mentais de conteúdo psíquico, disponíveis no campo da consciência de forma imediata em um dado momento e que, regido pelo princípio de realidade, constitui o ego, entendido como mecanismo de oposição, resistência e recalque às representações do inconsciente; conscienciosidade.” 2

Capitalismo Consciente é, então, uma expressão que traz, em seu íntimo, balanceamento e equilíbrio, no sentido de existir um freio e um contrapeso, ou seja, a prática capitalista é válida, importante, mas a busca pelo lucro, baseada no liberalismo, não pode acontecer a qualquer custo e, por isso, a estiva da consciência.

A atividade econômica, qualquer que seja, gera diversas consequências – positivas e negativas – para a sociedade, para o meio ambiente, para o bem estar social, para a biodiversidade e tais efeitos necessitam ser antevistos, calculados e mitigados pelas empresas, sobretudo as que buscam uma atuação mais longeva e sustentável.  

O movimento “Capitalismo Consciente”, o qual a Genyx é associada, apoiadora e fomentadora das ações, ilumina exatamente esta fraqueza da nossa sociedade contemporânea, que ao longo de séculos construiu um modelo de atividade econômica que, além de ter degradado o meio ambiente, promoveu desigualdade social, crise ambiental e energética, intensificou a pobreza e trouxe perda significativa de biodiversidade.

O próprio relatório (Sixth Assessment Report) divulgado do final de 2021 pelo IPCC, que traduzindo seria o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, no âmbito da ONU, trouxe a constatação de que as ações humanas, desde os níveis pré industriais, 1850, foram as responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta Terra e que a elevação deste patamar para além de 1,5ºC pode trazer graves consequências à sobrevivência dos animais, da vegetação existente e até da própria espécie humana.

Atualmente, já experimentamos diversas destas consequências, como aponta o próprio relatório, à exemplo de calor extremo, derretimento de geleiras, secas, queimadas, aumento da acidez, calor e temperatura dos oceanos, entre outros. A conclusão do relatório, publicada na COP26, em Glasgow, na Escócia, evidenciou que se os países não mudarem radicalmente suas políticas e se o setor privado não direcionar seus negócios de maneira sustentável, o cenário de aumento da temperatura global não será freado.

Neste contexto, o Capitalismo Consciente em muito se relaciona com a pauta ESG (Environmental, social and governance), que tanto vivenciamos diariamente dentro da Genyx, em todas as esferas de atuação e áreas internas. Em 2022, como é sabido, a Genyx irá lançar seu primeiro relatório de sustentabilidade ao mercado e será possível a publicação de todos os itens materiais priorizados pelos nossos stakeholders  internos e externos, conforme quadro abaixo:

Figura 2. Matriz de Materialidade. Genyx Solar Power.

Quando pensamos na conexão dos pilares do Capitalismo Consciente, quais sejam, i) propósito maior; ii) cultura consciente; iii) liderança consciente; e iv) orientação para stakeholders, com a Matriz de Materialidade da Genyx, é possível vermos, com clareza, a similaridade das diretrizes.  

Figura 3. Pilares. Capitalismo Consciente. https://ccbrasil.cc/sobre/

O propósito maior de nossa empresa está descrito na própria missão da Genyx, que é “incluir as pessoas no centro da revolução energética, permitindo a todos, democraticamente, o acesso à energia limpa através da curadoria, venda e distribuição de equipamentos.”. A primeira frase é impactante, neste sentido, pois incluir as pessoas na revolução energética pressupõe uma série de ações, programas e diretrizes conectadas com a promoção de energia limpa à sociedade.

De outro lado, a cultura e a liderança conscientes são a base para o ESG dar certo dentro de qualquer corporação. Tal vontade precisa ser latente, genuína, estar incrustrada nos conceitos, preceitos e pilares mais básicos da empresa, seja na priorização de investimentos, alinhamento estratégico do alto escalão com esta visão do board, engajamento dos funcionários para o fomento das pautas atreladas aos itens materiais identificados, e é exatamente assim que a Genyx se norteia, desde seu nasceudouro.

Por último, a orientação para os stakeholders aparece reluzente no envolvimento de todos eles para construção da própria base de sustentabilidade da Genyx. O resultado da matriz acima apresentado acima é fruto da participação e consulta ativa de stakeholders internos e também os atores externos, que são partes inerentes à cadeia produtiva, como fornecedores, prestadores de serviços, clientes, parceiros de negócios, comunidade do entorno, agentes governamentais, entre outros, permitindo que todos tivesse voz e oportunidade de opinar na priorização das matérias que serão as mais relevantes para atuação corporativa da Genyx, na certeza de que todos eles, em menor ou maior grau, precisarão igualmente se adequar à nossa pauta estratégica, visando a consolidação do relacionamento empresarial.

Dentro desta agenda sustentável, a Genyx, então, irá priorizar os seguintes temas, nesta ordem de importância, todos eles corroborando para o manifesto do Capitalismo Consciente:

  1. Direitos humanos: boas práticas;
  2. Clima organizacional: retenção de talentos, gestão de pessoas, educação e engajamento;
  3. Gestão de emissões: redução da emissão de CO2, com foco na logística e transporte externo e interno;
  4. Gestão de saúde e segurança do trabalho da Genyx, parceiros e fornecedores;
  5. Treinamento e educação: universidade corporativa e inserção de partes interessadas;
  6. Proteção e privacidade de dados;
  7. Integridade e ética: prevenção, monitoramento e combate à corrupção;
  8. Relação com os fornecedores: respeito e qualificação;
  9. Concorrência: respeito e combate à concorrência desleal;
  10. Relacionamento com clientes: respeito, educação, tecnologia e inovação;
  11. Ambiente laboral: diversidade, igualdade de oportunidades e inclusão de grupos minoritários;
  12. Responsabilidade pelos produtos e serviços: publicidade;
  13. Compliance de produtos: adequação segurança e qualidade;
  14. Relação com a comunidade: projetos sociais de melhoria das localidades envolvidas na operação;
  15. Criança com deficiência: suporte financeiro e inclusão social

A Genyx acredita no poder transformador que as pessoas conscientes tem e valoriza fortemente que assim age. Por trás de todo empresa, que busca os melhores resultados financeiros, existe uma série de pessoas, humanas, com sentimentos, vontades, aspirações e propósitos e para o caminho de sustentabilidade dar certo, todas elas, dentro e ao redor da Genyx, precisarão estar alinhadas no mesmo plano.

Você faz parte disso.

Vem com a Genyx.

1 – https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/capitalismo

2 – https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/consciente/

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments