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6 Critérios de Seleção de Fornecedores para Projetos do Mercado Fotovoltaico

Em meio aos últimos acontecimentos e cenário conturbado, o setor fotovoltaico tem se consolidado como o segmento mais crescente no Brasil. Em plena pandemia, é possível afirmar que sua resiliência resultou num crescimento inexorável.

Nesta perspectiva, é imprescindível que o integrador tenha um posicionamento estratégico no seu processo de compras, realizando integração com sua política de qualidade, a fim de garantir atendimento às exigências do mercado e vencer a competitividade.

VAMOS ANALISAR O CRESCIMENTO DA FONTE SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL?

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até o presente momento temos mais de 8 gigawatts (GW) de potência operacional, considerando geração centralizada e geração distribuída, conforme a Figura 1.

Figura 1 – A Evolução da fonte solar fotovoltaica no Brasil. Fonte infográfico da ABSOLAR n.º 30

Analisando o crescimento do setor, fica evidente a necessidade de implantar melhoria contínua nos processos das empresas, sendo esta essencial para obter sucesso. Inclusive, demandando a busca pelo “Oceano Azul” – conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que indica que a melhor forma de superar a concorrência é parando de tentar superá-la. – Ou seja, é necessário buscar alternativas ainda não exploradas, ter um processo e uma gestão bem definida pode potencializar seus resultados e ajudar a identificar oportunidades de aprimoramento.

INTEGRADOR: VENDE BEM, QUEM COMPRA BEM!

Precisamos analisar e avaliar como se dá todo o seu processo de compras atual, bem como identificar se a sua gestão está sendo eficiente. A complexidade da execução de projetos de energia solar, requer que seja estabelecido critérios no momento das aquisições, o preço não pode ser o único critério a ser utilizado.

É importante considerar na decisão de adquirir produtos como kit fotovoltaicos para o seu projeto que uma vez adquirido, este fornecedor se torna parte do seu escopo, a sua equipe, a sua empresa, dependerá deste fornecedor para o sucesso do projeto, cumprindo inclusive, os requisitos do mesmo, quanto a prazo, qualidade, garantia, entre outros fatores.

ENTÃO, QUAIS CRITÉRIOS PODEMOS ELENCAR?

1) História da empresa no mercado: Se um determinado fornecedor pode comprovar que atendeu empresas, com eficiência, é justo supor que ela está em condições de fazer o mesmo pela sua empresa. Procure pesquisar sobre a empresa.

2) Saúde financeira: O fornecedor pode ter dificuldades de cumprir seus compromissos, se estiver com dificuldades de caixa. Você não pode colocar seu projeto em risco, não é mesmo? Essa inclusive é uma forma de você mitigar riscos do seu projeto.

3) Capacidade: Poucos problemas são mais prejudiciais do que a produção parada por atrasos de entrega. Só quem já passou por isso, sabe a aflição que dá! Por isso, é fundamental que investigue a capacidade de entrega do fornecedor.

4) Qualidade: Estabeleça uma boa política de qualidade na sua empresa, onde você levante indicadores sobre a qualidade de atendimento do fornecedor. Os produtos

Acabam chegando direitinho ou com avarias? No prazo? Como é o atendimento (se algo dá certo e se algo dá errado?) Você pode criar indicadores e avaliar seus fornecedores de tempos e tempo. Dar feedback é um baita diferencial na sua empresa, além de fazer você enxergar qual é o fornecedor mais aderente ao perfil da sua empresa, em termos de comprometimento.

5) Inovação e Comprometimento Ambiental: Avalie seus fornecedores, veja quais são inovadores e que possuem responsabilidade socioambiental em sua cadeia de valor. É mais seguro quando identificamos que ele aplica uma metodologia testada que favoreça a inovação e esteja de acordo com os ideais da sustentabilidade.

6) Flexibilidade: O preço é sempre um critério importante, mas é essencial que o fornecedor seja flexível durante a negociação, não só de custos, mas também de prazo. O fornecedor tem que se posicionar como um parceiro do seu projeto, alguém que vai te trazer soluções e colaborar com seu projeto.

 

CONCLUSÃO
A implantação de uma boa gestão de compras, havendo critérios claros e pré-estabelecidos, auxiliam sua empresa a se destacar, propiciando o sucesso dos seus projetos, fortalecendo o seu posicionamento estratégico no mercado fotovoltaico. Procure fornecedores que sejam parceiros de crescimento.

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