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07 dicas de planejamento de visita técnica para empresas de energia solar

Você que está lendo esse artigo já demonstra o seu comprometimento e entendimento do quão essencial é realizar uma visita técnica referentes aos projetos de energia solar, independente do porte ou complexidade do projeto. Realizar deslocamento, mobilizar equipe, se certificar que todas as informações inerentes ao local serão coletadas pode parecer complicado, mas na verdade, a solução de um processo mais eficiente, está atrelado a capacidade operacional da empresa em se planejar. Neste artigo, reunimos 07 dicas para você planejar melhor suas visitas técnicas e consequentemente aprimorar seus processos. Vamos lá?

MAS O QUE ACONTECE SEM PLANEJAMENTO?
O nosso setor tem se consolidado como um dos mais crescentes no Brasil, e, as empresas preocupadas com melhoria contínua e atendimento que agrega valor ao cliente terão seus resultados elevados em relação aos concorrentes.
Nesse contexto, o planejamento traz uma perspectiva mais estratégica para sua empresa. Sem planejamento:
–  Pode provocar aumentos dos cursos (tanto de deslocamento quanto de horas alocadas dos recursos – sua equipe!);
–  Queda na qualidade da prestação do serviço (por faltar alguma informação);
–  Causa desgastes desnecessários, como por exemplo, ter que marcar uma segunda visita.

COMO APLICAR O PLANEJAMENTO NA PRÁTICA?

1) Organize sua rotina diária: Faça sua rotina ser mais econômica e produtiva. Procure planejar as visitas do dia por regiões, quando possível. Assim você consegue atender mais pessoas por um custo menor, e com tempo mais efetivo.

2) Separe ferramentas e afins: Tenha um check list organizado com tudo que será necessário. Já pensou você ir até o local e descobrir que esqueceu de algo? Dependendo do local ou do que esqueceu é prejuízo na certa!

3) Preocupe-se em registrar: Como você vai registrar as informações obtidas? Você já tem um processo para isso? Como será organizado as fotos? Há algum documento a ser preenchido? Você vai enviar para o cliente ter ciência das informações constatadas na visita?

4) Tenha um check List: Crie e estabeleça um check list ou uma ficha de verificação da visita. Você irá mostrar ao cliente que você tem um processo de qualidade, mostrará que a sua empresa é organizada.

5) Dados do cliente e do local: O seu check list precisa ter essas informações de forma organizada, isso vai te ajudar depois na hora de homologar o projeto. Deixe espaço para colocar endereço, referências, coordenadas geográficas, etc.

6) Padrão de entrada e infraestrutura elétrica: É essencial você se planejar para coletar informações como: tensão de entrada, nº de fases, se o ramal é subterrâneo ou aéreo, deixe no seu check list um lembrete para tirar fotos do ramal de entrada, disjuntor de entrada, DPS, medidor, descida dos cabos, localização do inversor, etc. Assim não fica nada para trás!

7) Telhado e sombreamento: Além das fotos, procure colocar no seu check list o tipo de telhamento, estrutura, condições do telhado, se há sinais de infiltração no local. Inclusive, aproveite para analisar possíveis elementos de sombreamento do local, por exemplo: caixa d’água, platibanda, etc.

BÔNUS: Nós disponibilizamos um modelo de relatório fotográfico para você! Sabe por quê? Durante a visita, se você encontrar por exemplo, pontos de infiltração, você precisa usar um relatório como esse para enviar ao seu cliente! Assim, ele fica ciente de que estes pontos são existentes e não vieram após a sua instalação.

Clique aqui e baixe o modelo!

Gostou? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, vai ser um prazer ajudar você!

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