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05 passos para empresas integradoras desenvolverem planejamento estratégico

Saiba como dar os primeiros passos para desenvolver o seu planejamento.
De um modo geral, a pandemia afetou nossa forma de trabalho nas empresas. Afinal,
ninguém tinha provisionado as mudanças e obstáculos que ela nos trouxe. Entretanto,
podemos observar como o mercado fotovoltaico se mostrou resiliente, se adaptando
de forma muito significativa, inclusive, continuando crescente.
Nesse cenário, é importante salientar como pode ser crucial as empresas
desenvolverem um planejamento estratégico para potencializar seus resultados em
meio a um mercado tão competitivo.

MAS, O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

O planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa. É necessário olhar
para o futuro sabendo onde quer chegar, com quais recursos, em quanto tempo,
conhecendo os riscos que pode enfrentar…Todas essas questões são concebidas e
desenvolvidas durante o planejamento.
Engana-se quem acha que planejamento é ideal apenas para empresas de grande
porte. Toda empresa pequena ou média precisa planejar os seus próximos passos,
as ações que serão realizadas, sendo possível ela prosperar e se tornar uma empresa
de grande porte um dia.
O objetivo principal em estabelecer um bom planejamento estratégico é a orientação
dos negócios e serviços da empresa de modo que se obtenha lucratividade e
crescimento satisfatórios.
No planejamento não cabe meras aspirações ou sonhos de resultados. É até mesmo
por isso que devemos enxergar o planejamento da empresa dividido em níveis
estratégico, tático e operacional, como indicado na Figura 1:

Figura 1 – Níveis de Planejamento

 

No nível estratégico, temos objetivos mais amplos, voltados para o futuro da empresa.
Já no nível tático, nós destrinchamos os objetivos traçados no nível estratégico, nesse
nível é coordenado as tarefas necessárias para atingi-los, de forma com que você irá
segmentar o seu planejamento.
Por fim, no nível operacional, é definido o que você vai fazer todos os dias, ou seja,
as ações que você irá tomar para alcançar todos os objetivos.


COMO ELABORAR E DESENVOLVER O MEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

1) Antes de pensar no futuro, é importante compreendermos onde estamos hoje, ou
seja, analisar o nosso atual contexto. Você pode elaborar uma matriz SWOT com sua
equipe. A matriz SWOT te ajuda a identificar seus pontos fortes, pontos fracos,
ameaças e oportunidades no mercado. Separei aqui um exemplo para você, conforme
a Figura 2:


Figura 2 – Análise SWOT Mercado Fotovoltaico



Você observou como esse passo é importante? Você pode utilizar essa ferramenta
para analisar seus setores, campanhas de marketing, lançamento de novos serviços
e muito mais.

2) Defina seus objetivos do nível estratégico de forma coerente e concisa. Pense em
objetivos tangíveis para empresa.
– Haverá expansão da empresa em outros estados?
– Irá contratar mais colaboradores?
– Quanto você pretende faturar no ano?
– Quanto você pretende lucrar no ano?

3) Após traçar os objetivos do nível estratégico, você pode analisar as tarefas (ações)
que precisam ser tomadas para que os objetivos sejam alcançados, deste modo, você
está desenvolvendo o planejamento tático.
– Se você pensou em lucrar R$ 100.000,00 no ano, quais tarefas serão
necessárias para você alcançar esse objetivo? Será necessário aumentar seus
recursos?

4) Feito o planejamento tático, você pode desenvolver junto a equipe, quais serão as
tarefas rotineiras que farão parte do trabalho de alcance desse objetivo.
– Se você definiu na etapa anterior que para alcançar determinado valor de lucro,
você vai precisar coordenar uma campanha de marketing dos seus serviços, é
aqui que você vai analisar: Quem vai fazer, em quanto tempo, com quais
recursos, com qual suporte, se vai ter terceirização, etc.

5) Monitore e avalie seus resultados, estabelecendo uma frequência de análise. Não
vai adiantar planejar tudo direitinho se você não colocar em prática. Por isso é
importante você ir aplicando e monitorando se todos estão colaborando. É válido
lembrar que o planejamento não é estático, isto é, você pode mudar os seus objetivos
ao longo do tempo.

CONCLUSÃO
Para atender seus clientes com excelência, é necessário estabelecer um bom
planejamento, fomentando o que a empresa almeja no futuro, mas sob a perspectiva
de analisar o presente, promovendo passos mais assertivos rumo ao sucesso e
crescimento da empresa.

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Luiz Flávio
26 dias atrás

Boas dicas, vamos colocar em prática. obrigado